AMÉRICA MINEIRO VENCE FLUMINENSE E ESTÁ NAS SEMI-FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO SUB 20
SUB 20: Golaço de Vitinho coloca o América na semifinal
América vence o Fluminense e garante classificação no Campeonato Brasileiro
Vitinho (e), que entrou no lugar de Renato, fez o gol da vitória americana
O América garantiu classificação às semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-20, neste domingo (16/12), ao vencer o Fluminense por 1 a 0, no Estádio Passo D`Areia, em Porto Alegre. A exemplo da decisão do ano passado, quando o América conquistou o título em cima dos cariocas com uma vitória apertada por 2 a 1, o confronto de hoje foi muito equilibrado. Mas o atacante Vitinho, que saiu do banco de reservas, entrou no segundo para garantir a vaga com um golaço.
Agora, o atual campeão aguarda a definição de seu adversário, que sairá do confronto entre Cruzeiro e Náutico, que se enfrentam nesta terça-feira.
EQUILÍBRIO
O primeiro tempo foi de muita disputa no meio-campo. Apesar da marcação forte da equipe carioca, o América criou as melhores oportunidades de gol. A melhor dela foi aos 15 minutos, quando o volante Júnior Lemos cruzou da direita na pequena área para Diego. O volante tentou tirar o goleiro da joga, colocando a bola do lado esquerdo. Mas o goleiro Cleriston se esticou e conseguiu fazer grande defesa, evitando o gol americano.
DIEGO HENRIQUE JOGADOR IMPORTATNTE NO ESQUEMA DO TÉCNICO MILAGRES
Aos 31 minutos, Júnior Lemos arriscou de fora da área, mas a bola saiu sem direção. O Fluminense, por sua vez, nos minutos finais chegou a ter mais posse de bola, mas suas tentativas foram bloqueadas. Tanto que o goleiro Matheus não fez nenhuma defesa importante e passou a maior parte do jogo orientando seus companheiros. “Tem que ser assim. Tenho que orientar muito os companheiros, para ajudar o time. Fizemos um bom primeiro tempo e espero voltar melhor no segundo”, comentou o goleiro.
GOLAÇO
O técnico Milagres fez uma mudança no intervalo, trocando o lateral Michael, que havia recebido um cartão amarelo, por Carlos Renato. Foi o Fluminense, no entanto, quem teve a primeira chance. Aos 12 minutos, Eduardo cobrou falta da entrada da área. O goleiro Matheus, atento, desviou a bola por cima do travessão.
O Fluminense passou a dominar o jogo, quando o técnico Milagres fez duas alterações seguidas. Primeiro colocou Matheus Silva no lugar de Willian. Em seguida Vitinho entrou na vaga de Renatinho para decidir o jogo. Aos 40 minutos, ele recebeu a bola pela esquerda, na entrada da área. Escapou do pênalti, na primeira dividida, e protegeu a bola na chegada do segundo adversário. Com muita habilidade ele ainda driblou mais três adversários na área antes de chutar cruzado, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Cleriston. América: 1 a 0.
Depois do gol, Milagres reforçou mais a marcação, com Xavier entrando no lugar de Igor. A partir daí foi só administrar a pressão histérica do Fluminense. E foi na base do desespero que os cariocas quase empataram. Nos acréscimos, o atacante Zé Lucas cabeceou de dentro da pequena areia. Só que o goleiro Matheus, melhor jogador da edição passada, estava atento e fez mais uma defesa segura, garantindo a classificação para as semifinais.
VITINHO COMEMORA
Após o jogo, o atacante Vitinho, ainda eufórico pela classificação, disse que se inspira no melhor jogador do mundo, o atacante argentino Messi, para construir suas jogadas. No início da jogada, ele chegou a sofrer pênalti ao driblar o primeiro zagueiro. Mas se manteve em pé, dividiu com outro zagueiro e seguiu driblando na área até finalizar a gol.
"Estou muito feliz. Entrei e fiz o que o professor Milagres pediu. Eu vejo muito o Messi jogar. É um grande jogador. Vejo que ele se apoia no adversário para seguir na jogada e também faço isso quando é preciso", comentou o artilheiro que esteve relacionado entre os reveras no último jogo do time profissional pela Série B, na vitória por 3 a 1 sobre o Ipatinga.
FICHA DO JOGO
Data: 16/12/2012
Estádio: Passo D´Areia, em Porto Alegre
Motivo: Quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20
Árbitro: Renato Santos Silva
Assistentes: Lúcio Flor e Leirílson Martins
Cartões amarelos: Luís Felipe, Maicon e Xavier (América); Emerson (Fluminense)
AMÉRICA
Matheus; Bruno, João Vitor, Marquinhos e Michael (Carlos Renato); Luís Felipe, Diego, Júnior Lemos, Renatinho e Igor (Xavier); Renatinho (Vitinho) e Wellington (Matheus Silva). Técnico: Milagres
FLUMINENSE
Cleriston; Igor Julião, Welington, Léo Lelis e Fernando; Willian (Zé Lucas), João Cleriston, Eduardo e Michael (Pablo); Biro Biro (Matheus Regis) e Emerson (Diego).
Técnico: Marcelo Veiga